quinta-feira, 12 de julho de 2012

**Deserto da Patagônia**

     A Patagônia é uma região do extremo meridional da América do Sul, pertencente ao Chile e a Argentina.Com uma área de 700.000 KM², a Patagônia é o maior deserto das Américas e está localizado ao sul da Argentina, para a qual passou a ter importância econômica no século XIX, quando houve a descoberta da abundância mineral. Ela foi avistada pela primeira vez em 1520, pelo navegador Fernão de Magalhães, mas permaneceu praticamente inexplorada até 1869. Sua maior riqueza é o petróleo, enquanto seu subsolo é rico em ferro. De população reduzida, tem como atividades ainda a agricultura de cereais e a pecuária como pontos tradicionais. Extenso, é limitado pelo oceano Atlântico e pela Cordilheira dos Andes, com um clima variado de semi-árido a glacial.

      O território do deserto da Patagônia é formado por um extenso planalto com altitude média de 500 metros, e uma estreita faixa ocidental montanhosa que recebe o nome de Andes Patagônicos. A altitude vária de 90 metros, junto à costa atlântica, a 900 metros nas faudas dos Andes, em elevação gradativa. Seu clima é quente durante o dia e frio à noite, mas seco ao longo do ano.

       A fauna, escassa, é formada por animais pequenos e outros que com o tempo foram se adaptando ao clima local. Apesar de clima seco e não ter um índice pluviométrico relevante, a região possui alguns lagos que conservan água durante quase todo o ano, servindo de fonte de vida tanto para os habitantes da região quanto para os animais que lá habitam.

Um comentário: