domingo, 12 de agosto de 2012

**Falha de San Andreas**

        A crosta terrestre é composta por diferetes placas tectônicas que estão em constante movimento, isso provoca mudanças físicas na crosta terrestre.
       No estado da Califórnia (EUA), ocorre um movimento tangencial entre 2 placas tectônicas (a placa norte-americana e a placa do pacífica). A placa norte-americana se move 14 milímetros por ano no sentido sudeste e a do pacífico 5 milímetros por ano no sentido oposto. Essa movimentação gerou uma das mais famosas falhas do planta, a de San Andreas. Esse atrito das placas gera frequentes terremotos na regiâo, o que  torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.
   A falha de San andrea ou Santo Andre é uma gigantesca rachadura visível de, aproximadamente, 1.300 Km de estenção que marca o limite entre as 2 maiores placas tectônicas do planeta. É conhecida por gerar terremotos de grande intensidade,dentre os abalos sísmicos registrados na região, destacam-se o abalo ocorrido em 1857, cujo epicentro ocorreu ao sul de Parkfield com uma magnitude de 8,0 da Escala Richter; Em 1906, ocorreu o Terremoto de San Francisco que , diferente do terremoto de 1857, que matara apenas duas pessoa, o abalo de 1906, matou mais de três mil pessoas. Em 1989, um tremor ocorrido com magnitude 7,1 na escala Richter, causou 63 mortes e danos em alguns pontos na Baía de São Francisco. Conforme o instituto de pesquisa Geológica dos Estados Unidos, a Califórnia apresenta 99% de chances de ser atingido, nas próximas 3 décadas, por um terremoto superior a 6.7 graus.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário